Se optar por conhecer a ilha de Creta (Kríti), você irá para a maior das ilhas gregas, em área e população, com aproximadamente 623 mil habitantes. Além de encontrar ampla variedade de praias, museus, muitas igrejas e mosteiros seculares, conhecerá Knossos, o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze de Creta e as ruínas de Phaistos, uma cidade antiga que foi habitada desde cerca de 7.000 a.C. cujo objeto mais famoso é o Disco de Phaistos, um mistério para a Arqueológia.
História Arqueológica e Mitologia
Foi em Creta que habitou a primeira civilização da Europa, a Civilização Minoica, com registros em 2.700 a.C. Achados dessa civilização podem ser encontrados no acervo do Museu Arqueológico de Heraklion, um dos mais importantes do mundo. Partindo para o âmbito da mitologia grega, Zeus ( o deus dos deuses) e o Minotauro (imaginado com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem e que vivia no labirinto em Knossos), são tidos como originários da ilha.
História Moderna
Creta sempre teve participação na História da Grécia. Sendo influênciada pelo Império Bizantino e por venezianos, que deixaram registros visíveis na arquitetura atual. Ocupada por Otomanos durante mais de 200 anos, teve sua independência no final do século XIX e oficialmente pertenceu a Grécia em 1913. Com grande importância durante a Segunda Guerra Mundial e a Batalha de Creta, conhecida mundialmente. Os históricos e objetos desses períodos podem ser encontrados no Museu Histórico de Creta, em Heraklion.
Cultura
Creta foi o local de nascimento de políticos de grande influência, muitos atores, músicos, compositores, escritores e poetas. Algumas das personalidades mais importantes:
- Domênikos Theotokópoulos (El Greco – 1541/1614), pintor, escultor e arquiteto; Durante todo o ano, há exposições com as obras dele, em toda a Creta.
- Elefthérios Venizélos (1864/1936), o político mais importante da Grécia moderna e o Aeroporto Internacional de Atenas foi nomeado em sua homenagem. O túmulo dele é em Akrotíri, Chania.
- Níkos Kazantzákis (1883/1957), filósofo e escritor reconhecido mundialmente, principalmente pelo romance Zorba o Grego e a Última Tentação de Cristo. Ο Museu N. Kazantzákis é situado no vilarejo Mirtia, próximo a Heraklion e o túmulo dele fica no Colina Martinengo, Heraklion.
- Odysséas Elýtis (1911/1996), um poeta famoso que ganhou prêmio Nobel de Literatura, em 1979.
Se você visitar Creta, aproveite para incluir algum pequeno vilarejo no seu roteiro. Assim, conhecerá mais o estilo de vida dos cretenses e o quanto são pessoas simples, calorosas e acolhedoras. Com um sorriso estampado no rosto, priorizam bastante o bem-estar dos visitantes. Ah, encontre também uma apresentação de danças típicas, o que vai lhe render muita animação e vontade de dançar, com o estilo tradicional das danças cretenses.
Diversidade de paisagens
Creta dispõe de características de uma região independente, seja na infraestrutura com sua ampla rede hoteleira, muitos portos e aeroportos (dois deles internacionais), recebendo milhões de turistas por ano. Ou pelos cenários naturais, que incluem estradas com montanhas, mar, flores, vinhedos e oliveiras pois, é uma das maiores produtoras de vinho e azeite da Grécia.
Dividida entre Norte e Sul, Leste e Oeste, ambos com estilos diferenciados, é no Norte que se concentra a maioria dos habitantes da ilha, cerca de 90%, reunindo as maiores e mais modernas cidades. Enquanto o Sul, é bastante secular, dividido em pequenos vilarejos, paisagens mais raras, com praias maravilhosas e bem preservadas. O Oeste é super turístico e o Leste apesar de turístico, tem a economia baseada principalmente na agricultura.
Creta possui alguns desfiladeiros e destacamos a Garganta de Samariá, no Parque Nacional de Samariá, o maior parque nacional da Grécia. Famoso pela forma de explorá-lo, descendo chegará na pitoresca praia de Agia Ruméli.
Em Creta você encontrará de tudo um pouco, devido a extensão da ilha. O antigo e o moderno ficam lado a lado ou apenas separados por algumas ruas, no caso de cidades que se desenvolveram, mas que ainda preservam casarões e monumentos seculares, muitos dos quais são da época em que foi colônia da República de Veneza. Praias e montanhas se unem e formam paisagens raras e espetaculares.
As maiores cidades da ilha são: Heraklion, Chania, Rethymno, Ágios Nikólaos, Ierapetra e Sitía.
Praias
Não dá para pensar na maior ilha grega, sem imaginar a quantidade de praias que deve ter,não é?! Pois bem, tem para todos os estilos. Desde as mais movimentadas até as mais isoladas e com cenários paradisíacos. As que se localizam no norte da ilha são bastante turísticas e em algumas acontecem festas durante as 24 horas do dia. Se a opção for uma praia tranquila, o ideal é escolher a região sul. Para isso, é uma excelente alternativa alugar um veículo com GPS, para auxiliar no percurso. As praias mais famosas são:
- Vai, no leste de Creta, é conhecida por ter a maior floresta natural de palmeiras da Europa. Cenário para filmes, novelas e comerciais;
- Mátala, ao sul de Heraklion, já teve suas cavernas naturais habitadas por hippies, nas décadas de 60 e 70, o que a deixou famosa mundialmente. E também é um atrativo por ficar situada próximo ao Sítio Arqueológico de Phaistos.
- Praia de Moni Preveli, ao sul do Rethymno, também possui palmeiras e um rio que deságua no mar.
- Balos, uma das praias mais famosas da Grécia, surpreende com suas águas azuis e turquesa, se destacando com o contraste da areia branca. Esse destino fica no cabo Gramvousa no ponto mais noroeste da Creta.
- Falassarna, um dos destinos mais turísticos de Creta, 60 km oeste de Chania. Eleita entre as 10 praias mais bonitas da Europa. Também atraente para quem pratica windsurf, devido aos intensos ventos. É nessa famosa praia que acontece o pôr do sol considerado um dos mais lindos de Creta.
- Elafonisi, situada a aproximadamente 76 km sudoeste de Chania, ela surpreende pela paisagem da água cristalina e areia branca, podendo em alguns trechos ter coloração rosada, devido a quantidade de corais.
Como chegar
O Aeroporto Internacional Nikos Kazantzakis, de Heraklion e o Aeroporto Internacional Ioannis Daskalogiannis, de Chania, realizam voos durante todo o ano, com destaque nos meses do verão, de Junho até Setembro.
O aeroporto de Heraklion, é o segundo maior da Grécia e recebe milhões de passageiros por ano. Já em Sitía, o aeroporto realiza apenas voos domésticos.
Os maiores portos estão em Heraklion (um dos mais importantes no mediterrâneo) e Souda (próximo a Chania). Ambos interligam Creta ao Pireus e com a maioria das ilhas, recebendo muitos navios de cruzeiros. Além dos portos citados, existem outros no Rethymno, Ágios Nikólaos, Sitía e alguns menores no Sul de Creta.
Hospedagem
Com ampla rede hoteleira, a diversidade vai desde os hotéis luxuosos com vista para o mar e quartos com piscinas exclusivas, casas de villa situadas nas montanhas ou próximas aos centros urbanos e simples acomodações que podem ser pequenos hotéis e pousadas, no litoral ou centros urbanos.
Fotos e Texto: A Grécia do seu jeito