Você está indeciso sobre qual é o melhor período para fazer uma viagem à Grécia? Se gastando menos durante a baixa temporada ou quando ela está no destaque do verão europeu? Veja as nossas dicas e analise quando mais combina com o estilo da sua programação:
Após a morbidez do inverno, é em março que inicia a primavera grega, com valores convidativos e condições climáticas favoráveis, gradativamente tem redução na chance de chuva. A partir de agora, é notória a crescente procura dos interessados em viajar ao país helênico.
Nas ilhas, entre março e abril, muitos empreendimentos turísticos que tinham fechado temporariamente durante o inverno, começam a reabrir para receber os turistas que chegam progressivamente. Assim como as embarcações retomam a frequência dos itinerários. Digamos que é, o princípio de quando turisticamente tudo se reorganiza.
Esse período é compatível com os objetivos dos viajantes que adoram cenários floridos, priorizam tempo agradável, inclusive durante o dia, até gostam de frequentar as praias, porém não dão tanta relevância aos banhos de mar, pois a água permanece um pouco fria até o final de maio. Claro, sempre existe alguém que não resiste e mergulha mesmo assim. Afinal, as praias gregas são fascinantes. Caso tenha preferência por essa época, venha depois da primeira quinzena de abril.
No começo da primavera grega, as ilhas que possuem mais movimentação são: Creta, Santorini e Rhodos. Nas demais, o número de visitantes aumenta a partir da segunda quinzena de maio.
Em junho, o verão começa de forma efetiva, tudo fica em pleno funcionamento e as qualidades climáticas são exatas para explorar qualquer região da Grécia, especialmente, as ilhas.
A partir de 15 de julho e no mês de agosto, é o auge do verão grego, calor intenso (muitas vezes excedendo 30°C), céu e mar azulado, pôr do sol com cores vibrantes, multidão de gregos e turistas tentando aproveitar ao máximo tudo o que a Elláda (nome oficial do país) pode oferecer.
As férias das famílias com crianças, normalmente, ocorrem em agosto. Sendo assim, setembro fica propício para viagens mais tranquilas, relaxantes e românticas.
Se você quer viajar para as ilhas gregas, procure se programar para até o início de outubro. Depois da primeira quinzena deste mês, existe grande chance de não conseguir usufruí-las suficientemente, por causa das más condições climáticas. Isso é uma cogitação, então, também é possível que o tempo fique favorável. É um risco! Além da diminuição na quantidade de embarcações.
De novembro até fevereiro, é a temporada para os viajantes ousados, aventureiros, que não se incomodam em conhecer a Grécia nos meses mais frios do ano, com probabilidade de chuva, céu nublado e neve em algumas regiões, principalmente em dezembro e janeiro.
Uma boa notícia é que a nebulosidade, comumente, é temporária e de um dia para o outro, pode acontecer diferença significativa e o céu permanece novamente azul, além das chuvas que são breves. Os dias que estavam mais curtos desde outubro, a partir de fevereiro, começam a ficar mais longos.
Combina, principalmente, com passeios na parte continental do país e na ilha de Creta, já que, as demais, ficam praticamente só com os moradores e muitos estabelecimentos turísticos permanecem temporariamente fechados. Veja mais sobre o inverno na Grécia.
Então, conseguiu definir qual mês é mais adequado ao tipo da sua viagem? Fique certo de que terá inúmeros motivos para sentir-se um privilegiado por contemplar tamanha beleza natural e riqueza cultural, independente do período escolhido. Estamos aqui para planejarmos tudo conforme o seu estilo. Fale conosco
Fotos e texto: A Grécia do seu jeito